COMPLIANCE E FRAUDES

De fato as fraudes corporativas no Brasil são difíceis de serem percebidas, apesar de recentes progressos com implementações dos programas de compliance. Porém, indiscutível a existência de deficiências relevantes nos controles internos, retardando muito ou impedindo a detecção de falhas e fraudes.

Entendemos tratar-se de um requisito da boa governança manter uma estrutura dedicada aos temas de compliance, com recursos, autonomia e independência. São inúmeras as corporações que por deixarem de lado um programa eficiente e sua devida manutenção, acabaram por se envolver em escândalos com prejuízos e multas bilionárias.

Nesse sentido importante se faz uma eficiente ferramenta de compliance para se reduzir fraudes, com acompanhamento e orientação de Auditorias para realizar um serviço conhecido como “investigação de fraude”, enfatizando sua devida prevenção e reduzindo ocorrências. Este comentado resultado positivo só se torna possível com uma maior integração de todos na execução e observância das diretrizes e regras que permitam melhorar a efetividade e eficiência de compliance.

Neste sentido a RB possui uma equipe especializada na área de Compliance e Governança Corporativa que prepara e orienta os clientes, efetuando um levantamento e detalhamento de condutas internas ilícitas para a identificação, avaliação, gerenciamento, comunicação e mitigação dos riscos, promovendo periódicas consultorias, monitoramentos e auditorias internas. Os profissionais da RB visualizam os problemas e orientam seus clientes objetivando, implantando e respeitando as Politicas de procedimento, educação, comunicação e treinamento, com investigação e orientação para aplicação de medidas corretivas, análise de riscos, orientação na elaboração de contratos com terceiros, inclusive com treinamento de prestadores de serviços terceirizados.

Para mais informações, entre em CONTATO conosco