MARCELO RIMONATO

Currículo do Advogado Marcelo Rimonato

Vindo do mercado executivo empresarial, Marcelo Rimonato possui comprovado “know-how” para compreender as necessidades de seus clientes do mundo corporativo.

Formado pela PUC/SP em 1995, com opção em Direitos Difusos e Coletivos, tendo ainda cursado Ciências Contábeis na mesma Universidade, também é Especializado em Direito Penal Econômico e demais Crimes Empresariais.

Entre outros cursos de Pós-Graduação, destacam-se: “Direito Penal Econômico e Europeu” - UNIVERSIDADE DE COIMBRA – PORTUGAL; “Direito Empresarial e Direito Penal Empresarial” – ESCOLA SUPERIOR de ADVOCACIA, “Advocacia Criminal” - IDECRIM; “Crimes Empresariais Econômicos e as Investigações Policiais” - CENTRAL PRÁTICA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA; “Direito Civil e Direito Processual Civil” – ESCOLA PAULISTA de DIREITO; “Trabalhista Empresarial” e “Contratos de Trabalho de Atleta Profissional” - AATSP, “Dívidas Bancárias e Cobrança de Juros Indevidos” - USP e “O Novo Código Civil Brasileiro” - FGV.

Foi, por quase 10 anos, Presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), por mais 10 anos Procurador e por mais 4 anos Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Hoje é membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP e associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM.

Entre seus feitos, além das diversas orientações prestadas de forma consultiva e preventiva nas áreas de Crime Empresarial, Desportivas e de Entretenimentos, analisou e acompanhou contratações de jogadores, empresários de futebol, clubes e pilotos de automobilismo, bem como empresas de cinema e artistas, recebendo destaque no mundo LGBT com a alteração do Gênero e Nome de Thammy Miranda, bem como sua autorização para a candidatura à Vereador na “vaga homem” por meio de liminar, mesmo antes de sua alteração definitiva de gênero. Orientou e acompanhou, bem como ainda acompanha, vários outros artistas e escritores de renome, roteiristas de filmes, novelas, minisséries, peças teatrais, além de empresários do entretenimento, acompanhando-os, auditando-os e orientando-os em eventos e filmes de longa metragem e etc.. Atuou ainda com grande destaque na área do Direito Criminal Empresarial, em vários Inquéritos Policiais, destacando-se em grandes operações da Polícia Federal como “Monte Éden”, “Violeta” e “Satiagraha”, entre outras.

É autor de artigos e vídeos publicados em reconhecidos veículos de informação jurídica e digital, como a Revista IOB de Direito Penal, além de receber referência na revista “Os Mais Admirados do Direito”, edições 2007 e 2008, entre outras citações de revistas blogs e sites do mesmo ramo de atuação.